Biocomb


“Wall of biodiesel” by squizato
11/agosto/2006, 7:47 pm
Filed under: Biodiesel, Economia, Geral, Internacional

Segundo dados da norte-americana NBB (National Biodiesel Board), há 50 plantas para fabricação de biodiesel em construção nos Estados Unidos. Quando ficarem prontas, a capacidade norte-americana irá passar de 1,5 bilhão de litros para 4,2 bilhões de litros, fazendo do país o maior produtor mundial.

Até o momento o maior projeto é da ADM (Archer Daniels Midland), com capacidade para produzir 321 milhões de litros por ano. É a entrada dos chamados “agri-giants” e o volume total a ser produzido que ajudam a cunhar a expressão “wall of biodiesel” (parede de biodiesel). As principais preocupações são o futuro dos produtores independentes, o impacto sobre o preço dos alimentos e do destino do farelo produzido.

Contudo, ainda não é possível avaliar o real impacto em nenhum desses casos. A questão dos produtores independentes é a menos grave pois a demanda pelo produto deve ser firme. O farelo deve ter preço reduzido com o excesso de oferta o que ajuda os criadores de animais, o que também deve ser colocado na balança dos preços dos produtos alimentícios.

A ADM também anunciou em 27 de julho a construção de uma fábrica de biodiesel em Rondonópolis (MT). A unidade terá capacidade de produção de 180 mil toneladas. De acordo com comunicado da empresa, a construção ainda depende de aprovações. Caso não ocorram imprevistos, ela deve entrar em operação no primeiro semestre de 2007.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: