Biocomb


Tecnologias da Shell para o álcool e o biodiesel by squizato
26/janeiro/2007, 11:24 am
Filed under: Biodiesel, Etanol, Geral, Internacional, Tecnologia

A Shell divulgou na semana passada o relatório (apenas em inglês) que reúne o que a empresa desenvolveu recentemente ou está estudando na área de petróleo e combustíveis. Os biocombustíveis aparecem na seção “Explorando novos horizontes”.

O relatório fala tanto de um “diesel mais limpo”, produzido a partir de restos de culturas agrícolas como de etanol celulósico.

No caso do diesel, a empresa anglo-holandesa diz que estabeleceu uma parceria com a Choren Industries que deve começar a operar em 2007.

A biomassa usada no processo é gaseificada em duas etapas. Primeiro a baixa temperatura, o que cria uma substância similar ao carvão vegetal. Depois a alta temperatura para transformá-la em gás que, por sua vez, é transformado em líquidos usando a tecnologia da empresa de Gás para Líquidos (GTL), amplamente usada na liquefação de gás natural.

Uma das grandes dificuldades desse processo são os custos de transporte da biomassa até o local de produção. Para resolver este impasse, estuda-se uma planta para transformar a matéria-prima em líquido próximo à lavoura. Não é preciso ter 12 centros de pesquisas ao redor do mundo para perceber que transportar biomassa por longos trechos é inviável. As usinas de açúcar e álcool brasileiras sabem disso há muito tempo.

No caso do etanol, a empresa tem uma planta piloto em parceria com a Iogen para produzi-lo a partir de sobras da agricultura.

Nos dois capítulos, a empresa ressalta que uma das grandes vantagens desses métodos é não competir com a produção de alimentos.

A leitura do relatório vale a pena para se ter uma boa idéia sobre o futuro da indústria do petróleo e dos combustíveis em geral.

Para acessar a página da Shell onde é possível fazer o download do relatório, clique aqui.

powered by performancing firefox

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: