Biocomb


O caso Agropalma e entrevista com Expedito Parente by squizato
22/fevereiro/2007, 12:22 pm
Filed under: Biodiesel, Clipping, Economia, Etanol, Geral, Meio ambiente

 A leitura da imprensa ao longo do Carnaval traz alguns bons textos e análises sobre biocombustíveis. Abaixo uma breve seleção:

Elio Gaspari traz informações sobre um texto da ReVista (gratuito), publicação do David Rockfeller Center para estudos latino-americanos, sobre o projeto de agricultura familiar da Agropalma, no Pará. O PDF do texto integral pode ser obtido aqui. Vale notar que embora a Agropalma produza biodiesel, o foco princiapal é no uso alimentício do óleo de dendê (palma). O biodiesel é feito a partir da borra do esmagamento do dendê.

O Globo (gratuito, pede cadastro) fez entrevista com Expedito Parente, um dos pioneiros do biodiesel e presidente da Tecbio. Parente faz uma declaração bastante sensível aos olhos estrangeiros: “A Amazônia vai se transformar na Arábia Saudita do biodiesel”.

A frase foi usada como título da entrevista e faz arrepiar os cabelos dos que querem ver lavouras energéticas longe do remanescente da maior floresta tropical do mundo. Além disso, os usineiros, em geral, e a Unica, em particular,  lutam para evitar a pecha de ser uma nova Arábia Saudita, pois a segurança de suprimento – ou a diversidade de fornecedores – é exatamente uma das razões pelas quais os biocomb estão em alta.

O Estado de S. Paulo (somente para assinantes) publicou artigo do professor da USP e especialista em energia, José Goldemberg, onde traça um paralelo entre o o Proálcool e o Programa Nacional de Biodiesel.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: