Biocomb


Embrapa estuda impacto de oleaginosas by squizato
27/fevereiro/2007, 1:48 pm
Filed under: Biodiesel, Geral, Meio ambiente

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) começou um projeto de avaliação dos impactos ambientais das culturas de oleaginosas destinadas à produção de biocombustíveis.

Intitulado “Gestão Ambiental Territorial da Produção de Óleos Vegetais para Obtenção de Biocombustíveis”, o projeto tem dois pilares. O primeiro é a avaliação dos impactos nos elos da cadeia. O segundo refere-se especificamente à gestão ambiental das propriedades dedicadas à produção de oleaginosas.

A primeira parte é feita com base no Sistema Eco-Cert Rural por meio de consulta a produtores, setor público, instituições de pesquisa, agroindústrias, associaçòes, ONGs entre outros, permite a avaliação de 24 indicadores de sustentabilidade agrupados em Desempenho Ecológico e Desempenho Socioambiental.

O segundo pilar é avaliado por meio do Sistema APOIA-Novo Rural que agrupa 62 indicadores das áreas Ecologia da Paisagem, Qualidade dos Compartimentos Ambientais (atmosfera, água e solo), Valores Socioculturais, Valores Econômicos e Gestão e Administração.

Ontem os pesquisadores começaram atividades de campo que devem ser concluídas em 9 de março em três regiões produtoras: São Raimundo Nonato (PI), Belém (PA) e Irecê (BA).

O projeto é coordenado pela Embrapa Meio Ambiente e conta com apoio das seguintes unidades: Meio Norte, amazônia Ocidental, Amazônia Oriental, Algodão, além de apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: