Biocomb


Biodiesel na corrida contra o relógio by squizato
26/março/2007, 3:56 pm
Filed under: Análise, Biodiesel, Geral

Novos atrasos ocorreram na entrega de biodiesel vendido nos cinco leilões promovidos pela ANP. O nome das empresas não foi divulgado, mas o problema não deve afetar o cumprimento da norma obrigatória para o ano que vem.

O problema atual não é a quantidade de combustível necessária para atender os 2% obrigatórios a partir de 1º de janeiro, e sim a qualidade do biodiesel produzido. Quando foram definidos os critérios, muitos produtores que já estavam no mercado consideraram as normas muito rígidas, pois são tecnicamente bem mais difíceis de atingir.

A elevação dos preços em virtude do aumento da cotação de soja, também deve fazer com que as distribuidoras aguardem melhor momento para adquirir o combustível. As pequenas, sobretudo, devem deixar para última hora.

Diante desses dois fatores, as usinas terão até o início outubro – um pouco mais, um pouco menos – para conseguir produzir dentro dos parâmetros sem sobressaltos. Caso isso não ocorra, a quantidade de biodiesel dentro das normas passa a ser um problema.

Mas vale lembrar que a cavalaria do governo – os cerca de 216 milhões de litros das duas usinas da Petrobras – devem entrar em operação ainda neste ano.

Resta saber qual será o destino do biodiesel fora da especificação. Se ele for diluído no mercado clandestinamente, a ANP e o governo terão uma enorme contenção de danos para evitar. O prejuízo será maior para a imagem do programa do que para os consumidores, pois as características técnicas do biodiesel que está sendo obtida são pequenas em relação ao exigido. Além disso, a diluição no diesel mineral ameniza ainda mais esta diferença.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: