Biocomb


Energia da cana responde por 14,4% da oferta by squizato
30/março/2007, 9:14 am
Filed under: Bioeletricidade, Economia, Etanol, Geral

O Brasil produziu 17,8 bilhões de litros de etanol em 2006, 30,9 milhões de toneladas de açúcar, 430 milhões de toneladas de cana e 19,6 TWh de energia a partir da biomassa, sendo que cerca de 80% a partir do bagaço da cana. Os dados foram divulgados ontem pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) do governo federal.

A produção de biodiesel não foi citada, mas segundos dados da ANP ela somou 370 mil barris equivalentes de petróleo no ano passado.

Com este desempenho a cana-de-açúcar ocupa a terceira posição entre as principais fontes de energia do país, com 33,1 milhões de toneladas equivalentes de petróleo (tep). Acima da cana estão a energia hidráulica (33,6 MM tep) e petróleo e derivados com 89,2 milhões de tep. Isso representa 14,4% da oferta interna de energia.

No ano anterior, os produtos da cana respondiam por 13,8%. Apesar do grande avanço da cana, a matriz energética ficou ligeiramente mais suja. em 2006, as fontes renováveis foram responsáveis por 44,4% da oferta, enquanto que em 2005 este total foi de 44,5%.

Isso ocorreu porque as demais fontes apresentaram retração ou não se alteraram. A energia hidráulica e eletricidade passou de 14,8% para 14,6%, lenha e carvão vegetal caiu de 13% para 12,4% e outras renováveis ficaram estáveis em 2,9%.

Do lado das não renováveis o desempenho foi o seguinte: derivados do petróleo aumentaram de 38,7% para 38,8%, gás natural passou de 9,4% para 9,5%, carvão mineral teve retração de 6,3% para 5,8% e urânio subiu de 1,2% para 1,5%.

Apesar da pequena queda o Brasil continua com uma excelente participação das fontes renováveis na matriz. A média mundial é de 13,2% e a dos países membros da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) é de apenas 6,1%.

Clique nos links abaixo para fazer o download:
Íntegra do comunicado da EPE sobre o BEN.
Resultados preliminares do BEN.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: