Biocomb


Não falta biodiesel, mas… by squizato
30/março/2007, 4:35 pm
Filed under: Análise, Biodiesel, Economia, Geral

Durante a semana surgiram notícias informando que novos atrasos foram registrados na entrega de biodiesel vendido pelos leilões promovidso pela ANP. A conclusão básica, ou ao menos o foco de muitas dessas reportagens, é que pode haver problema para cumprir a meta de adicionar 2% de biodiesel ao combustível mineral a partir do ano que vem.

É uma visão um pouco estreita que não mostra a razão por trás do problema e muito menos sua complexidade. Atualmente há 21 usinas autorizadas pela ANP, com capacidade de 640 milhões de litros. Apenas a Petrobras deve colocar mais 114 milhões de litros divididos em duas usinas que devem entrar em funcionamento neste ano. Mas alguns levantamentos mostram que existem mais de 90 usinas operando, ou planejadas no Brasil.

Mato Grosso retrata bem o que está acontecendo no campo. No final do ano passado, a ANP e a Secretaria da Fazenda do Estado fecharam nove usinas clandestinas. Outras tantas devem existir em outros estados e nas principais fronteiras agrícolas nacionais, onde o diesel chega ao redor de R$ 2 por litro. Sem imposto, e sem fiscalização, o biodiesel se torna extremamente atraente.

O problema é a falta de biodiesel dentro das especificações, ou com preços viáveis para o produtor. O risco maior não é faltar biodiesel, é todo o biodiesel existente ser vendido por baixo dos panos, sem impostos e sem qualidade atestada.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: