Biocomb


Gasolina a partir do dióxido de carbono by squizato
25/abril/2007, 2:37 pm
Filed under: Etanol, Geral, Meio ambiente, Tecnologia

Pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD), nos EUA, demonstraram que é possível fazer uma série de produtos primários – incluindo gasolina e plástico – a partir da combinação do dióxido de carbono e da energia solar, usando o catalisador correto, informou hoje a revista Technology Review, publicada pelo MIT.

A descoberta transforma o dióxido de carbono (CO2) em monóxido de carbono e oxigênio. O monóxido de carbono poderia ser usado, quando combinado a hidrogênio, para produzir uma série de combustíveis como gás sintético, metanol e gasolina. Atualmente, o monóxido de carbono é produzido a partir do gás natural e do carvão.

Embora aparentemente simples, transformar dióxido de carbono em monóxido de carbono (CO) é complicado. Enquanto o CO2 é o principal gás causador do efeito estufa e uma matéria-prima muito barata – ou de custo até negativo – o monóxido de carbono é um produto químico valioso.  Como declarou o professor do Departamento de Química da UCSD, Clifford Kubiak, se “os fabricantes vão fazer toneladas de plástico de qualquer forma, porque não usar o dióxido de carbono como matéria-prima, ao invés de emitir CO2”.

Outra vantagem do experimento é que esta conversão é uma alternativa à produção de hidrogênio pela eletrólise da água para acumular a energia produzida por painéis solares. Porém, os combustíveis sintéticos contêm muito mais energia do que o hidrogênio, que também é mais difícil de comprimir e armazenar.

Apesar de todas as vantagens, a tecnologia deve levar anos para ser colocada em escala comercial. Para ter um impacto significativo no balanço da emissão de dióxido de carbono, também seriam necessárias plantas enormes.

Anúncios

3 Comentários so far
Deixe um comentário

Sinalizar esta mensagem
mbustível liquido e limpo.
CoSegunda-feira, 21 de Julho de 2008 1:39
De:
“arnaldo inacio do carmo”
Adicionar remetente à lista de contatos
Para:
mh@petrobras.com.br
À.:
Sra. Maria Helena Troise Frank – Gerencia de Gás e Energia da Petrobrás.
E-mail.: mh@petrobras.com.br
Fone.: 21.3865.7175.

Tendo em vista, a urgente necessidade de diversificação da matriz energética brasileira e mundial para uma condição mais limpa, e se possível à base de hidrogênio, vimos pelo presente, informar-lhe de que dispomos de uma nova tecnologia de um combustível liquido e limpo, o qual encontra-se em fase de registro de patente. Esse combustível, tem condições de contribuir de forma radical e urgente, com a redução do aquecimento global, mas principalmente com a limpeza total e absoluta da matriz energética veicular, de todo o mundo.
Se a exploração mundial dessa nossa tecnologia, vier a ser do interesse dessa empresa, favor nos contactar.

Arnaldo Inácio do Carmo
Presidente da Brazilian Conglomerados Tecnológicos Ltda.
Fone.: 55.81.9236.6408.

Comentário por Arnaldo Inacio do Carmo

O ideal seria separa o oxigenio do dioxido de carbono dando 2co2 —-2c + o2 o o2 faz a manutenção da vida humana o “C” poderia formar CH3 alcool dando um ciclo renovavel , não existe meio de separar o co2 na ciencia??????

Comentário por josuel

Eu gostaria de saber a maneira mais facil de separar o hidrogenio do metano?

Comentário por Heino




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: