Biocomb


Manchetes contra o etanol by squizato
30/abril/2007, 2:07 pm
Filed under: Agricultura, Clipping, Economia, Etanol, Geral, Internacional

Ontem os dois principais jornais de São Paulo e do Rio de Janeiro deram destaques para reportagens que destacam aspectos negativos do etanol.

Na Folha de S. Paulo, a manchete do jornal de ontem foi “Cortadores de cana têm vida útil menor que a dos escravos” (somente para assinantes da Folha e do UOL). A reportagem revela o trabalho da pesquisadora Maria Aparecida de Moraes Silva, livre docente da Universidade Estadual Paulista (Unesp). No trabalho ela diz que a demanda por maior produtividade está reduzindo o tempode vida útil do cortador de cana. Segundo os dados da reportagem, nas décadas de 1980 e 1990, o tempo média de permanência na profissão era de 15 anos. Ataulmente, a pesquisadora acredita que gire ao redor de 12 anos. Apesar dos problemas apontados, que também indicam que os cortadores são cada vez mais novos para dar conta das condições de trabalho, a pesquisadora diz que a situação começa a melhorar graças à fiscalização do Ministério Público do Trabalho.

Já os leitores fluminenses, puderam conferir na edição de ontem de O Globo a reportagem intitulada “A desigualdade do etanol”. O texto mostra que grandes produtores de cana como Morro Agudo (SP) e Campos (RJ) registraram aumento da desigualdade de renda e problemas relacionados às condições de trabalho. situação similar a das novas fronteiras da cana, como no Centro-Oeste, onde são citados casos de indígenas trabalhando em condições degradantes.

Já no Estadão, duas matérias mais positivas. Uma reporta uma crítica da ONU aos subsídios norte-americanos e europeus aos biocombustíveis. A outra diz que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve assinar na próxima quinta-feira protocolo de intenções para construção de alcoolduto de 1.150 quilômetrosentre Senadro Canedo e Paulínea. Os investimetnos fazem parte do PAC e devem somar R$ 4,1 bilhões. O texto alerta, contudo, que a obra “só deve sair do papel com a confirmação dogoverno japonês do início de importação do etanol brasileiro”.

Anúncios

1 Comentário so far
Deixe um comentário

OLÁ BOA TARDE
QUERO LHE INFORMAR,QUE TENHO DOIS APARELHO DE MONITORAMENTO PARA UNSINAS
UMPARELHO REALISTIC 2006 COM SERIAL PORTA 232
EM PERFEITO ESTADO
E UM APARELHO MR 7000
EM PERFEITO ESTADO
SE HOUVER ENTERESSE, PARA MAIS DETALHE LIGUE (17) 9771-0292 SÃO PAULO
E TAMBÉM TRABALHO NO RAMO DE AR CONDICIONADO E CLIMATIZADOR
REPRESENTA AS MELHORES MARCAS DO MERCADO

ATT…
PAULO PONTES BRAZIL

Comentário por PAULO BRAZIL




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: