Biocomb


Sequestro de carbono-preto by squizato
2/maio/2007, 11:02 am
Filed under: Agricultura, Geral, Meio ambiente, Tecnologia

Embora a queima de biomassa já seja um método mais limpo de gerar energia em relação a queima de combustíveis fósseis, uma nova técnica proposta por cientistas promete ser o meio mais eficiente de usar a biomassa. Segundo texto publicado recentemente no Biomass and Bioenergy journal, a pirólise de biomassa para obtenção de metano e hidrogênio, por exemplo, e posteriormente o armazenamento no solo do carvão vegetal resultante é capaz de reduzir as emissões de carbono em 372 quilos, em relação  ao carvão mineral. A pirólise é uma técnica de queima em ambientes com baixo teor de oxigênio.

Além da redução na emissão de gases do efeito estufa, o carvão vegetal pode ser benéfico ao solo, pois reduz a necessidade de irrigação e de fertilizantes. A técnica – conhecida como seqüestro de carbono-preto (black-carbon sequestration) – também é considerada mais segura do que o armazenamento de dióxido de carbono nos reservatórios de petróleo, a principal linha de pesquisa adotada pelas principais petrolíferas do planeta.

Para quem estiver interessado em se aprofundar no uso do carvão vegetal como insumo agrícola, vale a visita ao site da Terra Preta. Apesar do nome em português, o site é escrito em inglês, mas existe uma influência brasileira. A técnica começou a ser estudada a partir da evidência de que as chamadas terras pretas na Amazônia apresentam um alto grau de fertilidade e são capazes de produzir com alto rendimento por anos, sem necessidade de adição de fertilizantes. Hoje também termina uma conferência na Austrália sobre o tema.

Anúncios

1 Comentário so far
Deixe um comentário

Sinalizar esta mensagem
mbustível liquido e limpo.
CoSegunda-feira, 21 de Julho de 2008 1:39
De:
“arnaldo inacio do carmo”
Adicionar remetente à lista de contatos
Para:
mh@petrobras.com.br
À.:
Sra. Maria Helena Troise Frank – Gerencia de Gás e Energia da Petrobrás.
E-mail.: mh@petrobras.com.br
Fone.: 21.3865.7175.

Tendo em vista, a urgente necessidade de diversificação da matriz energética brasileira e mundial para uma condição mais limpa, e se possível à base de hidrogênio, vimos pelo presente, informar-lhe de que dispomos de uma nova tecnologia de um combustível liquido e limpo, o qual encontra-se em fase de registro de patente. Esse combustível, tem condições de contribuir de forma radical e urgente, com a redução do aquecimento global, mas principalmente com a limpeza total e absoluta da matriz energética veicular, de todo o mundo.
Se a exploração mundial dessa nossa tecnologia, vier a ser do interesse dessa empresa, favor nos contactar.

Arnaldo Inácio do Carmo
Presidente da Brazilian Conglomerados Tecnológicos Ltda.
Fone.: 55.81.9236.6408.

Comentário por Arnaldo Inacio do Carmo




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: