Biocomb


A visão da FAO sobre o debate energia vs. alimento by squizato

A Organização para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês) das Nações Unidas promoveu reunião na semana passada com especialistas em agricultura e agroenergia para discutir os impactos do aumento da produção de bioenergia sobre o mercado de alimentos.

Ao contrário do que muitos críticos afirmam, a conclusão dos especialistas ouvidos pela FAO é de que a bioenergia pode ser um grande fator de desenvolvimento do campo. Também se estabeleceu um consenso de que os governos têm um papel central para garantir a segurança alimentar e a produção de bioenergia de forma sustentável.

Segundo o chefe do departamento e gerenciamento de recursos naturais e meio ambiente da FAO, Alexander Müller, “enquanto há preocupações legítimas de alguns grupos relacionadas ao impacto da bioenergia sobre a segurança alimentar e meio ambiente, ela [a bioenergia] pode ser um importante fator para melhor o bem-estar das populações rurais se os governos levarem em contas os aspectos de alimentação e ambientais”.

Os especialistas também consideraram que podem existir várias sinergias entre a produção agrícola voltada para alimentação e para a produção de energi, como plantações consorciadas, por exemplo.

Por fim ficou definido que será necessário desenvolver novos métodos para avaliar o grau de segurança alimentar e impactos ao meio ambiente causado pela produção voltada para a bioenergia.

Leia íntegra do comunicado da FAO.

A Plataforma Internacional de Bioenergia (Ibep) da FAO pode ser salva [PDF] a partir desta página. Se preferir fazer o download do PDF imediatamente, clique aqui.

Anúncios

1 Comentário so far
Deixe um comentário

Sinalizar esta mensagem
mbustível liquido e limpo.
CoSegunda-feira, 21 de Julho de 2008 1:39
De:
“arnaldo inacio do carmo”
Adicionar remetente à lista de contatos
Para:
mh@petrobras.com.br
À.:
Sra. Maria Helena Troise Frank – Gerencia de Gás e Energia da Petrobrás.
E-mail.: mh@petrobras.com.br
Fone.: 21.3865.7175.

Tendo em vista, a urgente necessidade de diversificação da matriz energética brasileira e mundial para uma condição mais limpa, e se possível à base de hidrogênio, vimos pelo presente, informar-lhe de que dispomos de uma nova tecnologia de um combustível liquido e limpo, o qual encontra-se em fase de registro de patente. Esse combustível, tem condições de contribuir de forma radical e urgente, com a redução do aquecimento global, mas principalmente com a limpeza total e absoluta da matriz energética veicular, de todo o mundo.
Se a exploração mundial dessa nossa tecnologia, vier a ser do interesse dessa empresa, favor nos contactar.

Arnaldo Inácio do Carmo
Presidente da Brazilian Conglomerados Tecnológicos Ltda.
Fone.: 55.81.9236.6408.

Comentário por Arnaldo Inacio do Carmo




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: