Biocomb


Embrapa Semi-Árido estuda pinhão manso by squizato
16/maio/2007, 10:03 am
Filed under: Agricultura, Biodiesel, Geral, Tecnologia

A Embrapa Semi-Árido está estudando as características do pinhão manso tanto para a produção de biocombustíveis, quanto para o uso das folhas da planta como forrageira.

O objetivo é avaliar a possibilidade de introduzir a espécie na agricultura familiar do semi-árido. Embora os resultados iniciais sejam animadores, muitos estudos ainda precisam ser feitos para iniciar o cultivo em escala do pinhão manso, uma vez que informações sobre produtividade, manejo de pragas e doenças, podas e espaçamento são escassas na literatura técnica-científica.

Atualmente, a planta não é indicada como forrageira pois apresenta princípios tóxicos, que ainda não foram devidamente estudados sob as condições brasileiras. Entre esses destacam-se elementos cancerígenos, anti-tripicínicos, alergênicos e tóxicos (curcina). apesar disso, os estudos indicam que as folhas da planta talvez possam ser usada após a secagem ao sol, pois apresentam condiçòes de médias e boas forrageiras. Quando verdes, a alta acidez das folhas faz com que os animais recusem o alimento.

Os testes experimentais da Embrapa Semi-Árido indicaram um produtividade de 1.000 quilos de sementes por hectare em área irrigada semanalmente, enquanto nas áreas de sequeiro foram obtidos 250 quilos de sementes por hectare.

A unidade da Embrapa também estuda como eliminar a toxidade da torta e do farelo obtidos a partir do esmagamento das sementes. Outra linha de pesquisa procura avaliar o desempenho do pinhão manso (Jatropha Curcas L) em enxertia sobre plantas de pinhão bravo (Jatropha molíssima Muell Arg.) que brotam espontaneamente em áreas degradadas da caatinga.
 

Powered by ScribeFire.

Anúncios

2 Comentários so far
Deixe um comentário

A inicativa da EMBRAPA é bastante louvavel.
Interessado no assunto gostaria de inteirar-me de estudo no seto de esmagamento do pinhão manso ou bravo, em sua primeira fase industrial.
Poderiam me ajudar ?
Atenciosamente

Comentário por ORLAMAR

Prezado Senhor
Interessado na materia gostaria de inteirar me melhor do esmagamento para extração oleo na primeira fase industrial

Comentário por ORLAMAR




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: