Biocomb


Produção de álcool pode aumentar até 80% com celulósico by squizato
5/junho/2007, 9:18 am
Filed under: Geral

Uma das grandes perguntas que permanecem no ar diante da expectativa de sucesso com o etanol celulósico é sobre o rendimento desta nova técnica. No caso brasileiro, as estimativas mais confiáveis ainda indicam uma faixa de rendimento bastante larga: de 30% a 80% de aumento da produção de álcool.

A estimativa de 30% foi divulgada recentemente pela Dedini, com base na experiência de sua unidade piloto de etanol celulósico pela rota ácida. A emprsa produtora de equipamento mantém desde a década de 1980 esta planta piloto e considera que o aumento seria de pelo menos 30%. Ou seja pode-se considerar isto como piso.

Durante o Ethanol Summit, o presidente do CTC (Centro de Tecnologia Canavieira), Nilson Zaramella Boeta, informou que o rendimento pode ser até 80% maior.

Há dois aspectos muito importantes que devem ser observados por quem quer acompanhar esta questão. O primeiro é o método de colheita. Na colheita manual, com queima, se perde um grande volume de matária-prima. Dessa forma, as previsões mais altas devem considerar esta variável.

A seegunda variável relevante é o quanto a usina queima de bagaço para gerar energia. O rendimento do sistema de geração é fundamental para determinar quanto bagaço irá sobrar. Discute-se que no futuro, uma alternativa altamente viável será usar todo o bagaço para fazer álcool e adotar turbinas que usem o biocombustível.

Outro dado bastante relevante nesta questão é o custo de obtenção da matéria-prima. Aqui o Brasil leva uma grande vantagem sobre os Estados Unidos, pois as colheitadeiras de milho deixam os resto vegetais no campo, ao contrário do sistema mecanizado para a cana, que deixa sobre o solo apenas o necessário para protegê-lo.

Powered by ScribeFire.

Anúncios

1 Comentário so far
Deixe um comentário

Sinalizar esta mensagem
mbustível liquido e limpo.
CoSegunda-feira, 21 de Julho de 2008 1:39
De:
“arnaldo inacio do carmo”
Adicionar remetente à lista de contatos
Para:
mh@petrobras.com.br
À.:
Sra. Maria Helena Troise Frank – Gerencia de Gás e Energia da Petrobrás.
E-mail.: mh@petrobras.com.br
Fone.: 21.3865.7175.

Tendo em vista, a urgente necessidade de diversificação da matriz energética brasileira e mundial para uma condição mais limpa, e se possível à base de hidrogênio, vimos pelo presente, informar-lhe de que dispomos de uma nova tecnologia de um combustível liquido e limpo, o qual encontra-se em fase de registro de patente. Esse combustível, tem condições de contribuir de forma radical e urgente, com a redução do aquecimento global, mas principalmente com a limpeza total e absoluta da matriz energética veicular, de todo o mundo.
Se a exploração mundial dessa nossa tecnologia, vier a ser do interesse dessa empresa, favor nos contactar.

Arnaldo Inácio do Carmo
Presidente da Brazilian Conglomerados Tecnológicos Ltda.
Fone.: 55.81.9236.6408.

Comentário por Arnaldo Inacio do Carmo




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: