Biocomb


Hidrocarbonetos renováveis by squizato
6/junho/2007, 10:59 am
Filed under: Biodiesel, Etanol, Geral, Internacional, Tecnologia

Do ponto de vista do conteúdo energético, o etanol está longe de ser o ideal. É com base nesta premissa – e também nas demais que tornam os biocombustíveis atraentes – que diversas empresas dos Estados Unidos estão desenvolvendo novas tecnologias para combustíveis líquidos. Em comum, todos estão de olho nas metas ambiciosas de substituição dos combustíveis fósseis.

Uma dessas empresas é a Amyris. Um dos objetivos da empresa é desenvolver biocombustíveis que contenham mais energia por massa, a menor custo e menos poluente do que o álcool. Para isso ela investe em biologia sintética. Outra linha de pesquisa procura desenvolver um substituto para o diesel que também seja produzido a menor custo e em escala muito maior do que o biodiesel feito a partir de óleos vegetais.

Curiosamente, a matéria-prima para essas maravilhas são as atualmente mesmas usadas para fazer o etanol. Mais do que isso, a produção poderá usar as mesmas usinas de hoje em dia.

Já a LS9 vai na mesma linha da biologia sintética, mas com uma abordagem um pouco mais agressiva. A empresa registrou como marca Renewable Petroleum (TM) feita a partir de micróbios que produzam hidrocarbonetos.

Essas idéias podem parecer malucas, mas por trás de cada uma delas tem gente grande. Um dos investidores comuns das duas empresas é a Khosla Ventures. A LS9 também conta com investimentos da Flagship Ventures. Já a Amyris recebeu recursos da Kleiner Perkins Caufield & Byers e do Texas Pacific Group Ventures.

Como é de se supor, investidor deste naipe não coloca dinheiro bom em gente sem experiência. A bancada de teste da Amyris é supervisionada por sete Ph.D, a maioria da Universidade de Berkeley, mas também tem pesquisador do Caltech e de outras universidades. Na LS9, a dupla que comanda os experimentos é formada por um professor da Universidade de Stanford e diretor do Instituição Carnegie, Chris Somerville, e pelo diretor do Centro de GTL (genome to life) do Departamento de Energia do Estados Unidos em MIT-Harvard.

Powered by ScribeFire.

Anúncios

1 Comentário so far
Deixe um comentário

Sinalizar esta mensagem
mbustível liquido e limpo.
CoSegunda-feira, 21 de Julho de 2008 1:39
De:
“arnaldo inacio do carmo”
Adicionar remetente à lista de contatos
Para:
mh@petrobras.com.br
À.:
Sra. Maria Helena Troise Frank – Gerencia de Gás e Energia da Petrobrás.
E-mail.: mh@petrobras.com.br
Fone.: 21.3865.7175.

Tendo em vista, a urgente necessidade de diversificação da matriz energética brasileira e mundial para uma condição mais limpa, e se possível à base de hidrogênio, vimos pelo presente, informar-lhe de que dispomos de uma nova tecnologia de um combustível liquido e limpo, o qual encontra-se em fase de registro de patente. Esse combustível, tem condições de contribuir de forma radical e urgente, com a redução do aquecimento global, mas principalmente com a limpeza total e absoluta da matriz energética veicular, de todo o mundo.
Se a exploração mundial dessa nossa tecnologia, vier a ser do interesse dessa empresa, favor nos contactar.

Arnaldo Inácio do Carmo
Presidente da Brazilian Conglomerados Tecnológicos Ltda.
Fone.: 55.81.9236.6408.

Comentário por Arnaldo Inacio do Carmo




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: