Biocomb


Mudança de endereço do site by squizato
6/junho/2007, 5:22 pm
Filed under: Geral

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Filtragem de óleo diesel

É de conhecimento de todos que o Diesel é um combustível que se auto-contamina. Isso acontece quando microorganismos, contidos no combustível, se alimentam dele, gerando um aglomerado de detritos chamado borra. Em janeiro de 2010 o governo brasileiro determinou a adição obrigatória de 5% de éster metílico no diesel. Esse combustível passou a ser chamado de biodiesel, com a nomenclatura de B5.
Com a adição de 5% de éster no biodiesel, foi constatado que o número de microorganismos dobrou e, conseqüentemente, o volume de borra também.

Além dos microorganismos, outro item que contamina o combustível é a água que o próprio biodiesel produz através do suor que ocorre com qualquer tipo de armazenamento deste combustível: em um tanque de um posto comercial, tanque de combustível de caminhão ou até mesmo no pulmão dos filtros convencionais. Neste último a filtragem ocorre antes do armazenamento do combustível, ocorrendo nova contaminação, ou seja, há momentos nesta filtragem que o filtro convencional não é eficiente.
A borra e a água são prejudiciais a vida útil de qualquer motor ou gerador movido a biodiesel, pois entopem as bombas e os bicos injetores, dando prejuízos aos proprietários deste tipo de motor e gerador.
Além dos proprietários de motores e geradores movido a biodiesel, os proprietários de tanques que armazenam este combustível também estão tendo prejuízos, pois aumenta o número de limpezas periódicas nos tanques.

Por esses motivos, fica evidente o quanto é importante a filtragem do biodiesel em todo seu processo na cadeia de abastecimento, desde a refinaria e as usinas ao consumidor final.
Hoje, existem filtros para toda a cadeia de abastecimento. Porém, a maior preocupação é a qualidade da filtragem destes filtros convencionais.
A Petrofil Indústria e Comércio de Filtros Ltda., a mais de três anos no mercado e na fabricação de filtros para combustíveis, tais como os filtros MA-1000, MA-1250 e MA 2500, os famosos “foguetinhos”, está lançando um novo produto que vai revolucionar o mercado na filtragem do biodiesel.
Esse produto é conhecido popularmente como truck filtros. Traduzindo a palavra truck do inglês para o português é caminhão, uma homenagem aos caminhoneiros, por serem os maiores consumidores de biodiesel e os mais prejudicados com a contaminação destes combustíveis. Seu nome técnico é FICAP – Filtro Coalescente de Alta Performance. Leva esse nome técnico pela capacidade de atender várias bombas abastecedoras ao mesmo tempo, de 2 a 20 bombas simultaneamente.

O truck filtro funciona na linha da bomba abastecedora, através de bomba de engrenagem, ligado na energia elétrica. O sistema retira o biodiesel do tanque reservatório aéreo ou subterrâneo e armazena em seu pulmão antes da filtragem, ao contrário do filtro convencional, que armazena depois de filtrado, acontecendo de novo a contaminação. Na verdade, transferindo o problema de armazenagem e possibilitando a ocorrência, ocorrendo até o entupimento no filtro de tela da bomba abastecedora. Isso pode causar o desgaste prematuro da bomba abastecedora.
O FICAP possui três fases de filtragem:
A primeira fase ocorre no momento do armazenamento do combustível. O combustível em estado de inércia decanta para um depósito, deixando parte das partículas sólidas e também parte da água no fundo do mesmo. Para esse estágio, o TRUCK possui um visor para visualização e acompanhamento.

A segunda fase, conhecida como “Pré-Filtragem”, acontece através de um elemento plano de 50 micra que impede a passagem das partículas sólidas.

A terceira e última fase, ocorre através de elementos coalescentes de dupla filtragem. A primeira etapa é para retirar totalmente as partículas sólidas de 30 micra e a segunda etapa ocorre por um papel hidrofóbico siliconado (repele a água) de 5/10/ou 15 micra.
Proporcionando um biodiesel limpo para a bomba de abastecimento e, conseqüentemente, servindo aos motores um biodiesel sem impurezas ou água.
Aumentando, assim, a vida útil dos filtros convencionais dos motores, que são projetados para uma vida útil de 15.000 Km a 20.000 Km, e que hoje não se consegue atingir devido a filtragem deficiente do mercado.

3ª Fase
A Petrofil garante uma filtragem de 98% do total das impurezas que prejudicam o bom funcionamento dos motores e geradores.

Rodrigo Mafra
(43)3031-4500
http://www.petropuro.com.br
msn:vendas3@petropuro.com.br

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